
"As Minas da Panasqueira são as maiores minas subterrâneas do mundo, com mais de 12 mil quilómetros de túneis escavados pelo homem. Descemos a 200 metros de profundidade e encontrámos volfrâmio, um dos mais valiosos metais."
""O volfrâmio é um mineral que depois de fundido dá o tumsténio, uma liga que quando acrescentada ao aço o torna mais resistente",
Este minério, extraído das Minas da Panasqueira, é utilizado na construção de foguetões. As aeronaves devido à fricção da atmosfera atingem temperaturas muito altas. Para aguentarem essas temperaturas elas são construídas com ligas de tumsténio.
A construção naval também aplica esta liga nos cascos dos navios. Até mesmo os tanques de guerra são constituídos com este derivado do volfrâmio.
Portugal é o único país da Europa onde existe uma mina de extracção desta matéria prima. Em média são produzidas cerca de 120 toneladas por ano, exportadas, conforme a procura, para a Áustria, o Japão e os Estados Unidos.
Esta matéria prima é exportada uma vez que Portugal não dispõe de uma indústria transformadora de volfrâmio. A inexistência de uma lei comunitária faz com que muitos países da Europa vão buscar este minério a outras potências.
Para extrair o volfrâmio são necessários 110 mineiros, número que em tempos atingiu os 11 mil. Dividos em três turnos, estes homens entram "no primeiro turno às 7 horas e saem às 15, no segundo das 15 às 23 e um turno desfazado das 23 à 1 da manhã"
in, http://www.urbi.ubi.pt
eis a razão da minha RADIOACTIVIDADE!

0 contágios:
Postar um comentário