20080507

the red blooded carpaccio less blooded, but for a good reason

RH O+
Image and video hosting by TinyPic
É com muita satisfação que hoje fui, pela primeira vez, dar Sangue.:D
devo dizer que não custa nada, só se sente uma pequena picada e nada mais.
oferecem um lanche,( até o pacote das bolachas me abriram) e se se portarem bem, ainda levam uma imperial!
vantagens, bem...para além de poderem salvar vidas a desconhecidos, conhecidos, ou até a nós próprios ( o que se espera que não venha a acontecer antes dos 120 anos). tudo isto com um mini saco de sangue! sinceramente já vi poças de sangue maiores!( não, não vou fazer metáforas femininas).
se isto servir de incentivo, os dadores de sangue adquirem uma série benefícios, tais como a isenção de taxas moderadoras e analises completas, regulares, ao sangue( cada vez que se dá sangue é feita uma analise exaustiva).


o site do instituto é: http://www.ipsangue.org/

"O sangue é necessário todos os dias

Todos os dias, existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de maior número de unidades de sangue e um doente com leucemia pode necessitar de um número muito elevado de componentes sanguíneos.

Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 4S0ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. A unidade de sangue depois de colhida vai ser separada nos seus constituintes: Glóbulos Vermelhos, Plasma e Plaquetas ou Crio precipitado, de acordo com a produção escolhida.

Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável, usado uma única vez.

Quem pode dar?

Requisitos do Candidato a Dador

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igualou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano), e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano), sem nenhum prejuízo para si próprios. Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação.

A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve-se tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras como por exemplo uma sanduíche e um sumo."

0 contágios: